Integrantes do Sistema UniversidadES participam da reunião de posse do Conselho Superior

23/12/2021 12h22 - Atualizado em 15/02/2022 10h25

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e demais instituições que integram o Sistema Universidade do Espírito Santo — UniversidadES participaram, na tarde dessa quarta-feira (22), da primeira reunião de trabalho que marcou a posse do Conselho Superior do Sistema e o anúncio das ações previstas para 2022.

Nesta primeira reunião, o Conselho Superior, órgão colegiado e consultivo, foi instituído como órgão de direção superior, de controle e fiscalização do Sistema UniversidadES, constituído por 15 membros e os respectivos suplentes. Ainda na pauta da reunião, foram apresentados um panorama do Sistema, a definição de pontos focais das instituições representadas no Conselho Superior para a concepção dos projetos, além de programas que serão realizados. Também foram debatidos o planejamento preliminar e as ações para o primeiro semestre de 2022.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que o UniversidadES nasceu com dois objetivos e tem uma construção dinâmica. “Escutamos muito que o Espírito Santo é um dos poucos estados que não tem uma universidade estadual, mas isso não é verdade, pois quando estamos de frente para este conselho superior constatamos que já temos uma universidade estadual faz tempo. Ela não estava organizada”, pontuou Hoffmann.

“Então, o primeiro objetivo, de acordo com o nosso governador Renato Casagrande é organizar as diversas iniciativas de ensino e extensão de graduação e pós-graduação que existem no Estado. O ICEPi é uma das instituições mais recentes de pesquisa lançadas pelo Governo do Estado e podemos ver a grandiosidade de uma iniciativa como esta.

Fora o nosso sistema de escolas técnicas estaduais e nosso programa Qualificar ES. O segundo objetivo é ampliar a oferta de vagas de graduação e pós-graduação, utilizando o sistema de ensino a distância e também a estrutura da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está presente em 27 municípios. Queremos ampliar a oferta pública de vagas”, destacou o secretário.

Hoffamnn frisou também que assim como o governador do Estado, Renato Casagrande, também acredita que a educação superior é papel do Estado. “O Ensino Superior é mais uma função do Governo Federal, por meio da oferta privada, mas entendemos que um Estado organizado como o Espírito Santo, com as finanças em dia e capacidade de investimento como nós temos, não há razão para o Estado não investir na sua sociedade por meio da educação. Uma população com acesso à educação tem mais oportunidades, é mais próspera, menos desigualdade e menos violenta”, acrescentou.

São membros natos do Conselho Superior, o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o diretor-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Nelci do Belém Gazzoni; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel de Alavarez; diretor-geral da Faculdade de Música do Espírito Santo, Fabiano Araújo Costa; o comandante da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (APM-ES), Pablo Couto Ferreira; o diretor da Academia de Polícia Civil, Joel Lyrio Júnior; o chefe do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), tenente coronel BM Benício Ferrari; o diretor-geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro dos Santos, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Artelírio Bolsanello.

UniversidadES

O Governo do Espírito Santo instituiu, no dia 11 de novembro deste ano, por meio de decreto nº 5.009-R, o Sistema UniversidadES, para direcionar as políticas estaduais de educação profissional de nível técnico e de nível superior, e de educação financeira, empreendedorismo e inovação no Ensino Médio, preferencialmente usando a educação a distância, além de pesquisa, da extensão e inovação.

A instituição do programa consolida um sistema estadual integrado de Ensino Superior e profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Espírito Santo, além da criação de mil novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236