Governo do Estado vai repassar verba para estruturação dos polos da UniversidadES

22/02/2022 16h15 - Atualizado em 24/02/2022 17h29
Investimento é de R$ 4,05 milhões, destinados aos polos que receberão os cursos no âmbito da UnAC, do Sistema UniversidadES.

Os polos presenciais da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, receberão apoio financeiro do Governo do Espírito Santo para a devida estruturação das unidades. O investimento é da ordem de R$ 4,05 milhões, sendo R$ 150 mil para cada polo.

Os recursos serão repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEADM), denominado Fundo CIDADES e destinam-se, exclusivamente, ao custeio para a aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários para os polos que receberão cursos no âmbito da UnAC, do Sistema UniversidadES. O repasse está regulamentado pela Portaria nº 010-R, de 22 de fevereiro de 2022.

“Este é mais um passo importante na estruturação da UniversidadES: equipar esses polos para que eles possam receber os alunos dos cursos de pós-graduação e graduação, da nossa Universidade Aberta Capixaba. Esta é uma decisão política importante do governador Renato Casagrande e um investimento fundamental para que a gente possa fortalecer a nossa universidade estadual e qualificar os capixabas”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

A UnAC vai funcionar em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), com vagas em cursos de graduação e pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em polos presenciais espalhados por todo o Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba está sendo implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e as prefeituras responsáveis pelos polos.

Ainda no âmbito da estruturação dos polos, também estão sendo selecionados professores mediadores e tutores. As seleções são conduzidas pelas instituições parceiras. No site do Sistema UniversidadES, é possível consultar os editais em andamento (www.universidades.es.gov.br).

O Ifes e a Ufes já divulgaram, respectivamente, oportunidades para cadastro de reserva de professor mediador, mediador presencial e para provimento de vagas existentes, além de formação de cadastro de reserva para o Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto Nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM- do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis