Governo divulga selecionados para cursos presenciais do Qualificar ES

21/02/2023 07h00 - Atualizado em 24/02/2023 10h53

Os candidatos que se inscreveram nos cursos presenciais do Programa Qualificar ES, ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), já podem conferir o resultado. A lista com a relação dos classificados e suplentes pode ser acessada no site www.secti.es.gov.br (Menu > Qualificar ES > Resultados Qualificar ES) ou pelo link www.secti.es.gov.br/resultadosqualificares.

Foram disponibilizadas mais de 10 mil vagas em 70 cursos presenciais, distribuídas nos editais nº 001/23 e nº 002/23. O primeiro, destinou 9.310 vagas para o público geral. O segundo ofereceu 950 vagas exclusivamente para mulheres.

A seleção foi realizada de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificada em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno. As vagas não-preenchidas pelos classificados do bairro prioritário poderão ser ocupadas por candidatos dos bairros do entorno. Os demais candidatos são considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Em ambos os editais, foram permitidas duas inscrições por CPF, em dois cursos distintos e em turnos diferentes. Puderam participar capixabas com idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residentes no bairro e no município onde o curso será realizado e alfabetizados.

Matrículas

A matrícula dos candidatos classificados, poderá ser realizada nos três primeiros dias de aula de cada polo, que terá início a partir do próximo dia 28 de fevereiro, pelo professor que ministrará o curso, quando será entregue toda documentação, fazendo-se a conferência dos dados, de acordo com a lista de classificados, conforme os editais.

O candidato que não comparecer nos três primeiros dias de aula poderá ser excluído automaticamente do curso, sendo substituído pelo suplente e, não havendo suplente, por vagas remanescentes. Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados no edital de interesse.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

Para mais dúvidas, acesse este link:

https://secti.es.gov.br/fale-conosco-qualificar-es 

Confira os resultados:

www.secti.es.gov.br/resultadosqualificares