Corte de Lovelace: celebrando a iniciação tecnológica feminina no Espírito Santo

12/07/2024 15h59

Programa pioneiro inspira jovens a explorar carreiras nas áreas da programação e robótica.

Desde 2018, o Governo do Estado tem apoiado o programa Corte de Lovelace, que contribui significativamente para o cenário da iniciação tecnológica. A ação acontece por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Universidade Aberta Capixaba (Unac).

Nessa quinta-feira (11), às 14h, na Cidade da Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), localizado em Jardim da Penha, Vitória, foi realizada a formatura do Programa Corte de Lovelace, contando com a participação de mais de 140 formandos. O objetivo do programa é promover a iniciação tecnológica para jovens do Estado do Espírito Santo, principalmente meninas, utilizando a cultura de corte como uma metáfora para status, elegância, polidez e nobreza.

A abordagem também busca incentivar e fomentar a participação feminina nas áreas de tecnologia, programação, robótica e computação, oferecendo um ambiente de aprendizado que valoriza e empodera as meninas, preparando-as para futuras carreiras no setor tecnológico.

O nome do Projeto Corte de Lovelace é uma homenagem à Condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo. O programa teve início em 2018, com o lançamento do curso a distância “O Moodle de Lovelace – Curso de Programação Python: Uma Chamada de Meninas para a Carreira de Computação”.

“Nós temos como objetivo incentivar a iniciação tecnológica para as meninas do estado do Espírito Santo, trazendo a cultura de corte, sabendo que as meninas gostam muito dessas dinâmicas de polidez, status e nobreza. Amanhã estaremos formando 141 alunos do Programa Corte de Lovelace, contemplando cinco municípios do estado do Espírito Santo”, afirmou a professora do Centro de Referência, Informação e Educação a Distância do Ifes e coordenadora do Programa Corte de Lovelace, Marcia Gonçalves de Oliveira.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a formatura do programa Corte de Lovelace é um momento de grande celebração e reconhecimento. “Este programa é uma iniciativa essencial para promover a inclusão e a participação feminina nas áreas de tecnologia e computação. A homenagem a Ada Lovelace, a primeira programadora da história, reforça a importância de empoderar mulheres na tecnologia e a nobreza de suas contribuições para a sociedade”, pontuou.

Quem foi Ada Lovelace?

Augusta Ada Byron King, conhecida como Ada Lovelace, nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres, Inglaterra. Ada foi uma matemática e escritora, responsável por escrever o que veio a ser conhecido como o primeiro algoritmo de computador da história. Ada Lovelace é uma figura inspiradora para mulheres e para a área da computação, se mantendo como pioneira da área até os dias atuais. Sua visão previa que computadores poderiam ser utilizados para tarefas mais complexas, antecipando o possível potencial da programação moderna.

Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da Secti
 Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo
 (27) 99953-7923 / (27) 3636-1806
 comunicacao@secti.es.gov.br