Secti e Ifes divulgam curso de Mestrado em Computação Aplicada

15/05/2023 15h10 - Atualizado em 16/05/2023 11h50

Curso será presencial com duração de 24 meses e será ofertado em quatro polos presenciais.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) divulga em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes), o processo seletivo de aluno para curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Mestrado Profissional em Computação Aplicada. O curso é ofertado na modalidade presencial, remota e síncrona e realizado por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do UniversidadES e destinado aos a profissionais portadores de diploma de graduação, obtidos reconhecidos pelo MEC.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou a importância das ofertas de mestrados por meio da UnAC. “O capixaba que tem vontade de se especializar e aprimorar os seus conhecimentos, mas por muitas vezes, mora longe de instituições que oferecem cursos de mestrados ou por não terem condições arcar com os custos de um curso de especialização, tem agora a oportunidade de desfrutar um curso de mestrado pela UnAC. É importante o programa se expandir e, assim, alcançar um público que antes jamais poderia frequentar um curso desse nível”, disse o secretário.

São ofertadas 26 vagas em quatro polos onde serão realizadas as aulas presenciais: dez vagas em Cachoeiro de Itapemirim, quatro vagas em Colatina, duas vagas em Santa Teresa e dez em São Mateus.

O curso será realizado no período noturno, das 19h às 22h, com uma carga horária de 360 horas. A duração regular do curso é de 24 meses com previsão de início das aulas em agosto.

Inscrições

As inscrições no Processo Seletivo são feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico no endereço https://forms.gle/3GcxJxWY5GWpXcJn8, no qual o candidato deverá preencher todos campos exigidos e anexar a documentação necessária, conforme o edital.

Será aceita somente uma inscrição por candidato para este edital.

A seleção se dará pela realização de três etapas:

• Etapa 1 – Avaliação da documentação (Caráter eliminatório)
  • Etapa 2 – Análise do Currículo (Eliminatória e classificatória)
  • Etapa 3 – Redação e Entrevista (ocorrerá unicamente para aqueles não eliminados nas etapas anteriores).

As especificações das etapas e os seus critérios de avaliação constam no edital.

A classificação será por ordem decrescente tomando com parâmetro a nota final obtidas pelos candidatos com a somatória das notas de cada etapa. Os candidatos classificados serão separados em três listas distintas referentes às vagas reservadas para negros, pardos e indígenas (PPI), às vagas para pessoas com deficiência (PcD) e às vagas de ampla concorrência (AC).

Em caso de empate entre candidatos, os critérios de desempate serão os seguintes:

• Tiver maior pontuação N2
  • Tiver maior pontuação em Produções Bibliográficas e Técnicas na Área de Ciência da Computação
  • Tiver maior pontuação em Experiência Acadêmica
  • Tiver maior pontuação em Iniciação Científica
  • Tiver maior idade
  • Candidato(a) que se inscreveu em data/hora menos recente.

A relação entre os candidatos classificados e os suplentes será divulgada no dia cinco de julho.

As matrículas serão feitas exclusivamente pela internet e a documentação requisitada será enviada para o e-mail da Comissão Local. Serão considerados desistentes os alunos ingressantes na instituição e no curso que não frequentarem a primeira semana letiva sem apresentar justificativa durante esse período.

Caso haja vagas não preenchidas até o fim do período de matrículas dos candidatos classificados, a convocação dos suplentes será realizada pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) do Ifes – Campus Serra.

As inscrições já tiveram início na última sexta-feira (12) e seguem até o próximo dia 05 de junho.

Universidade Aberta Capixaba

Universidade Aberta Capixaba (UnAC) é uma criação do UniversidadES que tem por finalidade expandir a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Espírito Santo, disseminando-os para os diversos polos, espalhados pelos municípios do Estado, em colaboração com instituições de Ensino Superior públicas (Ifes e Ufes).

O Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES é um programa do Governo do Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Para mais informações, escreva para este e-mail:

ppcomp.serra@ifes.edu.br

Leia o edital AQUI: