Encontro de inovação debate o desenvolvimento tecnológico no Espírito Santo

15/02/2023 16h25 - Atualizado em 15/02/2023 16h53

Evento contou com convidados e palestra sobre perspectivas de negócios.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promoveu, nessa segunda-feira (13), o encontro com o tema “Cenário de Inovação Capixaba”. O evento que aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Vitória, contou com a participação de startups, universidades, empresas inovadoras, aceleradoras, incubadoras e entidades do Governo.

O gerente de Ciência e Tecnologia da Secti, Matheus Oggioni, abriu o evento saudando a todos os convidados e participantes e enfatizou que o objetivo do encontro foi dialogar e estreitar laços entre o Governo do Estado e as startups, academias e empresas.

O gestor da unidade de Vitória do Senac, Bruno Emílio, ressaltou o compromisso da instituição com o ecossistema de inovação e os projetos em desenvolvimento.

“Em breve, teremos um hub de inovação no Senac. Outro projeto saindo do forno é a Trilha de TI nas empresas, do qual o Senac oportuniza o ingresso de alunos diretamente nas empresas parceiras de tecnologia da informação”, anunciou Bruno Emílio.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, reiterou o compromisso firmar relações com o setor de inovação e desenvolvimento no Estado.

“O papel da Secti é impulsionar e fazer a interligação com os setores, pois ainda é um desafio para as empresas absorverem ideias de inovação, com objetivo de gerar confiança, resolver gargalos”, pontuou o secretário da Secti.

O diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apontou, em sua palestra, como foi o trabalho do Governo do Estado no combate à Covid-19, além do investimento no campo da inovação, desenvolvimento, ciência e tecnologia. Ele também ressaltou a importância em estruturar a ciência e tecnologia na base produtiva do Estado. “Tem uma série de elementos que podemos fomentar estruturando a nossa base, nosso ecossistema de inovação, para seguir combinando crescimento econômico com desenvolvimento social e ambiental”, destacou Pablo Lira.

Após a palestra de Pablo Lira, foi iniciada uma mesa redonda composta pelo secretário Bruno Lamas; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello Arantes; o coordenador de Aceleração do Programa Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (Seedes), Angelo Santos; e o presidente do Sindicato de Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe–ES), Bruno L. Del Caro. O debate, mediado pelo diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Luiz Toniato, focou no fortalecimento da inovação e desenvolvimento do cenário capixaba.

O presidente do Sinepe–ES, Bruno L. Del Caro, aponta qual deve ser o objetivo do Centro de Inovação. “O centro de Inovação tem que ser pautado e focado em exemplos nacionais e internacionais”, ressaltou.

Angelo Santos, coordenador de aceleração da Seedes, enfatizou o trabalho da instituição no impulsionamento de startups e empresas de inovação no Espírito Santo.

Para o presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, o desenvolvimento de inovação não deve apenas se limitar ao Espírito Santo. “Na hora de propor negócios, não podemos pensar no Estado como o único alvo, é preciso ter como alvo o Brasil e o mundo. As nossas startups querem crescer e precisamos ter isso em mente”, salientou Denio Rebello Arantes.

O diretor do Sebrae, Luiz Toniato, lembrou o trabalho do Sebrae no desenvolvimento e no impulsionamento da inovação no Espírito Santo e a importância de encontrar soluções para o desenvolvimento capixaba. “É preciso o apoio a spin off acadêmica, colocar de novo o Sebrae à disposição das empresas, apoiar os habitats, como estamos apoiando o Senac com a construção de um hub do varejo, assim como estamos apoiando outras iniciativas”, ponderou.

Lamas frisou que haverá mais eventos como “Cenário de Inovação Capixaba”, com foco em inovação e desenvolvimento capixaba. “ Garantimos que este é o primeiro de muitos eventos, eventos com pequeno, médio e grande porte com meta em objetivo e finalidade para nós possamos fazer nossas entregas”, prometeu o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secti