Transformação e empoderamento por meio do empreendedorismo

08/08/2024 13h23 - Atualizado em 08/08/2024 15h31

Conheça a trajetória de Karina Pires, com o Q Empreendedor. Como ela transformou a paixão pela confeitaria em negócio.

Por meio do programa QualificarES Empreendedor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promove uma educação empreendedora. O curso “Trilha da Inovação para Empreendedores”, uma parceria entre a Secti e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), trabalha ferramentas e habilidades para que os alunos se desenvolvam no campo do empreendedorismo.

Karina de Paula Barboza Pires de Souza, de 33 anos, residente em Vila Velha, começou a se interessar pela confeitaria na infância por influência da avó materna, Dona Albertina, e da mãe, Solange, que, além de ter uma lanchonete, também fazia bolos e doces para aniversários e casamentos.

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, Karina Pires se mudou para Vila Velha e se interessou por outras áreas. Ela trabalhou como atendente de balcão, assistente de mercado, gerente de loja e até mesmo vendendo bolo de pote de porta em porta. Nesse período, Karina de Souza foi diagnosticada com depressão, passando a buscar novos aprendizados e realizando o curso de confeitaria do QualificarES.

Ao terminar o curso de confeitaria, ela conheceu o Q Empreendedor, onde aprendeu a precificar, manter a qualidade de seus produtos, vender, divulgar e lucrar com o seu trabalho. Atualmente, tem a própria cozinha e atende pedidos sob demanda na Grande Vitória e no sul do Estado. Lá, está construindo uma cozinha experimental com a esposa, Lígia Bettero, no coração do Monumento Natural Serra das Torres, em Muqui, com a ideia de abrir um Café, Bistrô e Cama & Café, em uma casa italiana centenária da família.

“O Q Empreendedor foi um divisor de águas na minha vida. Aprendi tudo que precisava para me tornar uma empresa de sucesso. O Sebrae/ES também me ajudou bastante neste processo de formalização do meu negócio e no aprendizado de ferramentas importantes ligadas ao marketing digital”, contou Karina Pires.

Além da produção de uma cozinha de confeitaria, ela elaborou um programa chamado Empreendedoces, no qual transmite o conhecimento de confeitaria e a esposa trabalha no desenvolvimento dos dez comportamentos empreendedores. Projetou o programa não apenas para ensinar habilidades da confeitaria, mas também passos importantes para uma mentalidade empreendedora.

De acordo com Karina Pires, o objetivo dela é transmitir conhecimento e capacitar o maior número de mulheres pelo País. “Já aplicamos o curso para um grupo de mulheres no Pantanal sul-mato-grossense para um grupo de mulheres no interior de Minas Gerais e estamos na expectativa de fechar para um grupo de mulheres em Dores do Rio Preto, no coração do Caparaó Capixaba e para um grupo de mulheres em São Paulo”, afirmou Karina Pires.

“Meu grande sonho é capacitar o maior número de mulheres de todos os estados deste País, transmitir meu conhecimento teórico e prático de confeitaria e, sobretudo, mostrar para elas que todas nós somos capazes de vencer todos os desafios que a vida nos apresenta. Foi com essa coragem, suporte da família, incentivo dos amigos e com a dedicação à confeitaria que venci e transformei as fases ruins em boas e os obstáculos em trampolins que me impulsionaram a querer crescer mais e mais na minha profissão, sendo hoje referência para quem está começando”, completou a empreendedora.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o programa Q Empreendedor tem sido essencial para transformar a vida dos capixabas, proporcionando as ferramentas e habilidades necessárias para que se tornem empreendedores de sucesso.

“Karina Pires é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo pode mudar vidas. Ela superou a depressão e encontrou na confeitaria não só uma profissão, mas um propósito. Hoje, Karina é uma referência e uma inspiração para muitas mulheres. O mérito é todo dela, mas é gratificante saber que o Q Empreendedor e a Secti contribuíram para essa trajetória vitoriosa", destacou o secretário Bruno Lamas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo/ Felipe Figueiredo
(27) 3636 – 1806/ (27) 99953-7923
comunicacao@secti.es.gov.br