Estudante do CEET Vasco Coutinho se destaca como instrutor de drones

03/05/2024 09h50

Oswaldo Azevedo Pitti Jacob, aluno do CEET Vasco Coutinho, transforma conhecimento em oportunidade, ao se tornar instrutor de drones.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promove o empreendedorismo por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Nesse contexto, o aluno Oswaldo Azevedo Pitti Jacob tomou conhecimento do curso Técnico em Logística pela Insight Incubadora, uma incubadora do CEET Vasco Coutinho que opera em colaboração com o programa ES Empreendedor, e vem se destacando como instrutor de drones.

Oswaldo Azevedo se inscreveu no curso de drones e, atualmente, está devidamente capacitado para atuar nessa área. Desde então, utiliza as redes sociais dele para divulgar seu trabalho relacionado ao uso de drones, uma das ferramentas mais utilizadas dentro da área de logística, sendo aplicado para contagem, entregas, inventários, localização de produtos, para cobertura de shows, segurança e transmissão de imagens.

A habilidade de Oswaldo Azevedo em utilizar drones eficientemente, adquirida por meio do programa, não só o diferenciou na profissão escolhida, mas também o equipou com conhecimentos valiosos no uso da tecnologia, o que se revelou como um diferencial significativo na carreira.

“Em julho, iniciei meus estudos no CEET Vasco Coutinho, no Curso Técnico em Logística, com o objetivo de me envolver novamente na área da logística. Durante os módulos, fui relembrando matérias vistas na faculdade e obtendo novos conhecimentos, motivo pelo qual não solicitei dispensa de nenhuma matéria para que pudesse aproveitá-las ao máximo. Dentro do próprio curso, também vi as utilidades do drone dentro da logística, não só apenas como recreação e lazer, mas como transporte de cargas (modal aéreo), inspeções de estruturas, filmagens aéreas (substituindo o helicóptero), conferência de estoque, monitoramento de segurança e mapeamento/topografia”, contou Oswaldo Azevedo.

A experiência dele no curso técnico em logística do CEET Vasco Coutinho demonstra o papel crucial do Governo do Estado, por meio da Secti, na promoção do empreendedorismo e na capacitação profissional. Ao oferecer cursos pockets de manuseio de drones, a Insight Incubadora, em colaboração com o ES Empreendedor, possibilitou que Oswaldo Azevedo expandisse seus horizontes e adquirisse novas habilidades.

“Oswaldo aproveitou a oportunidade para aprender uma nova habilidade e então não parou mais de aprimorar os seus conhecimentos voltados ao uso do drone. Desde então, já fez aquisição do seus próprios equipamentos e tem utilizados constantemente no desenvolvimento das atividades logística, criou o seu próprio blog com as filmagens feitas com o seu dispositivo voltadas às informações logísticas e está apto a ministrar cursos e tem propriedade das informações legislativas para o uso correto deste instrumento, que veio para ficar e facilitar as atuações dentro das diversas áreas que envolve a logística”, pontuou a coordenadora do Curso de Logística e mentora da Insight Incubadora, Renata Oliveira Nascimento Lucena.

“Ao promover o empreendedorismo e a capacitação profissional por meio do CEET Vasco Coutinho, em parceria com a Insight Incubadora e o programa ES Empreendedor, estamos abrindo portas para o desenvolvimento de habilidades valiosas como a de Oswaldo. Sua decisão de se inscrever no curso de drones e sua dedicação em aprender e aprimorar suas habilidades demonstram não apenas determinação, mas também a importância de fomentar a inovação em nosso Estado”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A história de Oswaldo Azevedo serve como um exemplo inspirador do impacto positivo que o investimento em educação e tecnologia pode ter na vida das pessoas. A trajetória dele demonstra como a busca por conhecimento e a disposição para aprender novas habilidades podem abrir portas para o sucesso profissional e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O Governo do Estado, por meio da Secti, tem um papel fundamental a desempenhar na promoção de iniciativas como essa, que visam a democratizar o acesso à educação e à tecnologia e impulsionar o crescimento da economia capixaba. Ao investir na formação de mão de obra qualificada e na implementação de soluções inovadoras, o Estado pode garantir um futuro mais próspero para todos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo
(27) 99953-7923 / (27) 3636-1806
comunicacao@secti.es.gov.br